24 de ago. de 2009

10 Dicas para Organizar sua Casa







Você está cansado de pilhas e pilhas de roupas amontoadas e desorganizadas? Só de pensar em organizar sua casa é um tormento? Aqui estão algumas dicas rápidas que podem ajudá-lo a começar a organizar sua bagunça.

1. Quando começo? Dê pequenos passos. você não está pensando em limpar e organizar a casa inteira em um dia. A menos que você tenha uma casa muito pequena. Comece por partes. Escolha uma gaveta, um armário, uma estante ou o armário do seu quarto. Planeje e faça um cronograma passo a passo. Coloque isto no papel.

2. Hora de organizar seguindo o cronograma. Reserve um horário como qualquer outro compromisso agendado. Se você não tem um tempo disponível demasiado,agende apenas uma ou duas horas, porém com entusiasmo e bem-intencionado. Certifique-se de trazer com você água, chocolate e proteína para dar energia à seu empenho!

3. Ajuda. Sinta-se a vontade para convidar um amigo ou familiar para ajudá-lo, somente para ajudá-lo e não para tirá-lo de seus planos. Planeje com antecedência para certificar-se de garantir que esse momento será intacto e sem distrações.

4. Decida como você deseja utilizar o espaço. Seja qual for a bagunça,tenha em mente eliminá-la. Fazer espaço, se desfazer de coisas que não usa mais.

5. Coloque perto de você todas as ferramentas para a sua organização. Produtos de limpeza, panos de limpeza, escova, aspirador de pó, canetas, marcadores, grampeador, elásticos, clipes; itens que ajudarão identificar suas coisas. Inclua caixas para: a) Caixa para redirecionar: colocar nesta caixa tudo o que está fora do lugar para serem distribuídos aos lugares que pertencem. b) Caixa para reciclar: Para materiais recicláveis, como vidro, papel, plásticos. c) Caixa de presentes: Para os itens que você achar que pode servir de presente para alguém. d) Caixa para doar : Para itens que podem ser doados e aproveitados por outras pessoas. e) Venda de garagem: Este termo é usado para venda de móveis e tudo o mais que você quiser se desfazer que seja de tamanho médio a grande.Você pode chamar lojas para retirarem estes móveis e vende-los para você. Faça um planejamento a parte para este tipo de organização de vendas de seus pertences.

6. Despeje. É uma idéia muito boa para agilizar sua organização, despejar. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário, ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente. A partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar na sua vida. Se você está reorganizando uma gaveta, despeje-a sobre uma superfície. Se for uma gaveta de roupas, despeje tudo em cima da cama e em seguida, selecione.
7. Visual Clean! A área estando vazia busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies tornando-as frescas e novas novamente.

8. Salve o que você quizer. Depois de ter lustrado e polido o espaço, ponha de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.

9. Concluir ou reagendar. Ao terminar, certifique-se de redistribuir todas as caixas, sacos, para onde eles precisam ir. Não deixe FERRAMENTAS largadas à sua volta, com certeza eles vão causar confusão mental e emocional de acúmulo. Se demorar mais tempo do que o previsto, reagende sua organização porém termine o mais depressa possível.

10. Manter e conservar. A sua vida é noventa por cento de manutenção! Você pode começar aceitar à não comprar mais coisas sem necessidade. Uma boa regra de ouro para manter o que você está organizando é ter 10 a 20 minutos por dia, especialmente quando se tem filhos ou se trabalha fora, para manter no lugar o que está começando a ficar desorganizado. Pense. Ponha tudo de volta no seu devido lugar. Visual clean. Você se sentirá bem e não terá sentimento de culpa.

2 comentários:

Cris disse...

Jan....amei essas dicas de organização, parabéns querida teu blog está um sucesso!!!

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

A organização na casa é td.
Procuro manter a minha sempre organizada,...
A casa sempre tem que estar limpa e arrumada.
Por mais modesta que seja... essas duas coisas falam mais alto....
Sucesso, bjs