5 de abr. de 2012

Dicas para Lavar Roupas

Pré-lavagem

Pré-lavagem é operação indispensável, e vai facilitar a lavagem final.
Você já fez os consertinhos necessários e separou suas roupas por cor ou tipo de tecido. Observe se tem alguma mancha mais difícil de ser retirada e separe para resolver esse problema.
Existem roupas que não devem ser lavadas na máquina, pois esticam o tecido ou ficam cheias de bolinhas.

• Nunca misture toalhas de banho com outros tecidos. Elas são felpudas, e soltam muitos pelos, que aderem nas outras roupas.. Imagine o trabalho para tirá-los!

• Roupas muito delicadas devem ser lavadas a mão.. Você pode só centrifugá-las na máquina, pois sairão com menos água e secarão mais rápido, inclusive na sombra, o que protege a cor do tecido.

Para usar só a função de centrifugar, siga as orientações de sua máquina. É muito fácil e vale à pena.
Vamos continuar a explicar como você deve lavar suas roupas com carinho

O que pode ser lavado à máquina

Na máquina, você pode lavar roupas de cama, mesa, banho, jeans, camisetas de algodão, roupas infantis de uso diário, camisas masculinas, etc.

O que deve ser lavado à mão

Na mão, as mais delicadas e encardidas.
Uma roupa encardida deve ser esfregada à mão, antes de ser colocada na máquina, pois assim você facilita o trabalho da lavadora, que não consegue lavar tão bem como uma pessoa.

Deixando roupas de molho

Vamos preparar a água para deixar de molho suas peças brancas.
Coloque o sabão em pó, em um balde ou bacia, preencha com água e misture bem. Coloque suas peças brancas e adicione o caldo de meio limão. Afunde as peças até absorverem bem a mistura e deixe de molho, por um bom período ou até o dia seguinte. Todas as vezes que passar perto deste balde mexa as peças para cima e para baixo.
Este procedimento vai fazer com que o sabão passe pelas fibras do tecido, limpando-o
Roupas de cores claras podem passar pelo mesmo processo, apenas deixe de molho apenas alguns minutos, esfregue as partes mais sujas. Nos tecidos mais finos, use as mãos e nos mais grossos, como jeans, por exemplo, esfregue com uma escova própria para lavar estes tecidos.
Se for necessário, leve as roupas para terminar de lavar na máquina. Senão, enxágüe várias vezes até ficarem totalmente livres do sabão. Coloque um pouco de amaciante, no último enxágüe, torça delicadamente se forem muito finas ou centrifugue na máquina e estenda.

Roupas brancas

1. Devem ficar de molho em uma solução de água limpa e uma colher de sopa de amoníaco ou suco de limão.

2. As roupas brancas de algodão, que estiverem muito encardidas, devem ser fervidas em balde de alumínio contendo uma solução de água limpa e uma colher de sopa de terebintina, amoníaco ou suco de limão. Elas ficarão muito mais brancas.

3. Sabão demais não é garantia de uma lavagem melhor. Muito pelo contrário. Depois, dá mais trabalho para enxaguar a peça. Use a quantidade necessária. Para a máquina de lavar, o fabricante indica a medida certa.

Roupas de Cor

1. Nunca deixe de molho as roupas de cores fortes.

2. Roupas que desbotam muito devem ser lavadas em água salgada e sempre separadas das outras, para não manchá-las. Faça um teste de lavagem em um pedaço escondido da peça.

3. Roupas de cor devem ser lavadas rapidamente.

4. No último enxágüe, acrescente um pouco de vinagre branco, além do sal.

5. Esprema a roupa para sair o excesso de água ou centrifugue na máquina de lavar, ela sozinha.

6. Coloque a peça de roupa, entre duas toalhas e pressione para sair quase toda a água, se você não quiser centrifugar na máquina.

7. Vire a peça do lado do avesso, sacuda para ficar bem desamassada e seque na sombra. Assim, o sol não danifica a peça nem desbota as cores dela. Estenda de preferência a peça dobrada, para não esticar ou deformar o tecido.

8. Passe a peça ainda úmida. Pois facilita muito a tarefa de passar. Se ela fica muito seca, você vai precisar esborrifar água no tecido para passar melhor.

Um comentário:

A BETI disse...

Ótimas dicas!
Uma abundante e Feliz Páscoa!
Bjssssssssssssssssssssssssss